Em meio a tecnologia presente cada vez mais em nossos dias, não nos damos conta das conseqüências causadas pela evolução digital. O ritmo da era digital mudou a nossa rotina. A tecnologia está presente em nosso trabalho, casa e em nossa diversão.
Na atualidade há quem entre em crise porque o microondas pifou. Esquecido o celular, há quem se sinta completamente perdido. Há quem fique angustiado esperando o celular tocar, há quem durma com o celular do lado, há quem deixe de relacionar-se com outras pessoas, por mais horas na internet e há quem troque horas de sono por ela. Há quem interrompa o descanso só para acessar o e-mail e há quem perca a razão por não conseguir enviá-lo... E quando a conexão cai em pleno dia de folga? Você já parou para analisar a reação das pessoas diante de situações como essas? Como você reage?
Que as pessoas conseguem fazer várias atividades ao mesmo tempo, tudo bem, como por exemplo, atender celular, bater papo no MSN, jogar videogame, usar demasiadamente a internet, quer seja para redigir e-mail, postar no Facebook, atualizar o Twitter, as fotos no Orkut e tantos mais... O problema é quando essa correria moderna começa a diminuir o rendimento nas atividades... Conseqüentemente surge irritação, estresse... Esse tipo de estresse gerado pela evolução digital atinge as pessoas que têm dificuldades para se desplugar, podendo desencadear o mal da modernidade, conhecido como Tecnostress.
Pessoas de qualquer idade podem desenvolver Tecnostress. Alguns sintomas dos tecnostressados: baixo rendimento, insônia, poucas interações sociais, agressividade, ansiedade, angústia, o hábito de comer em excesso... ENGANA-SE QUEM PENSA QUE PROIBIR É A SOLUÇÃO.
Caso essa geração digital não consiga auto disciplina, é necessário uma conversa franca, impor limites, regular período para navegar na net, regras para a utilização do celular...
Com essas limitações melhora-se a qualidade de vida. Esse é o "x" da questão! Não obtendo resultado, procure um especialista!
Muito interessante isso, porque geralmente as pessoas n veem como um distúrbio e os pais principalmente acabam aceitando que os seus filhos fique nessa situação achando que é normal, que é coisa da idade.
Eu realmente desenvovir tecnostress quando nasciii e tenho muiita vontande de dar um murro no computar quando a net nao pega !!!!